Localização: Centros de Saúde
A Guiné-Bissau tem previsto dentro das diferentes estruturas hospitalares um serviço de saúde sexual e reprodutiva que podemos dividir em acompanhamento e aconselhamento.
ACONSELHAMENTO
Qualquer utente pode dirigir-se para o centro de saúde mais perto da sua residência e solicitar aconselhamento junto com o técnico de saúde de serviço, este irá a conversar com o utente e orienta-lo segundo o seu objetivo (concepção ou contracepção) e a sua situação pessoal. De salientar da importância de receber um aconselhamento adequado de forma não apenas de conseguir ou evitar uma gravidez senão de forma a prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
Entre os métodos contraceptivos que se encontram disponíveis no país encontramos:
Estes métodos contraceptivos tem uma durabilidade diferentes. Salientamos que o único que preveem as doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo.
Localização: Diferentes centros de saúde do país
Horário: de segunda a sexta feira entre as 8h00 e às 16h00
Preço: Gratuitos, a excepção do Implante intradérmico (Jadelle). Colocação 2.500 xof, remoção 2.500 xof ou 5.000 xof caso seja retirado antes dos 5 anos de durabilidade.
ACOMPANHAMENTO
Todas as estruturas sanitárias públicas do setor autónomo de Bissau realizam acompanhamento de grávidas as quais não devem pagar as consultas nem as análises. Apenas algumas destas estruturas tem disponível ecografia para poder realizar durante o seguimento da gravidez. É recomendado realizar 3 ecografias durante a gravidez, uma por cada um dos trimestres de gestação. Os centros de saúde que realizam ecografia são:
Preço: 5.000 xof
Todos os centros de saúde assim como o Hospital Nacional Simão Mendes podem realizar partos, mas apenas o Hospital é que pode realizar cesarianas. O horário de atendimento dos partos é 24h sendo o preço do atendimento gratuito.
