Localização: Atrás da OMS
Horário: De 2ª a 6ª feira, entre às 8h00 e às 16h00
Contatos: 95 525 54 90
A saúde ocupacional é uma área médica dedicada à promoção e proteção da saúde e segurança de trabalhadores, visando prevenir doenças e acidentes de trabalho, além de promover o bem-estar físico, mental e social em qualquer profissão. Na Guiné-Bissau são os responsáveis da emisão dos atestádos de robustez física, precisos para a carta de condução, algumas bolsas de estudo, integrar a função pública entre outros e da emisão dos atestádos de justificação de falta, precisos para iniciar o proceso de Junta Médica e poder justificar a ausencia laboral por alguma doença quando esta seja por mais de 21 dias – (incapacidade temporal, incapacidade definitiva, reforma antecipada). A seguir podes ler os pasos que deves realizar para ambos casos:
Este documento confere de forma geral que o utente está com boa saúde. Este é solicitado por algumas êntidades para processos administrativos.
1- O utente deve dirigir-se até o Serviço de Saúde ocupacional (Atrás de OMS). Lá nos indicarão quais são as análises que devemos realizar segundo o objetivo do atestado de robustez fisica (por exemplo: para cartão de conduzir é solicitado exame de vista, de ouvido e grupo de sangue).
2- O utente poderá escolher o laboratório que ache conveniente para realizar os testes segundo a sua preferência.
3- Uma vez tenha os resultados deve entregar os mesmos junto com uma cópia do seu bilhete de identidade no Serviço de saúde ocupacional e deve realizar o pagamento do Atestado de robustez física. O pagamento é realizado no banco (BAO).
Os valores a pagar variam segundo o motivo do pedido do atestado:
- Pedir bolsa de estudos no estrangeiro / estágios no estrangeiro......................... 4.000 xof
- Tirar a carta de condução................................................................................... 13.000 xof
- Integrar função pública......................................................................................... 4.000 xof
- Viagem para o estrangeiro (dependo do tipo de visto que esteja a ser solicitado
e o lugar de destino, é convém conferir nos requisitos para cada visto)............ 6.000 xof
- Matrimonio religioso......................................................................................... 4.000 xof
- Pescadores que vão a alta mar........................................................................13.000 xof
- Abrir uma escola ou casa de pasto..................................................................13.000 xof
O serviço de saúde ocupacional é também responsável de emitir o Boletim de sanidade, este deve ser solicitado por pessoas que trabalham no matadouro, hoteis, restaurantes, etc, o valor pago por este boletim é de 5.500 xof. O pagamento é também realizado no banco.
Importante:
Todos os atestados devem ter um selo de finanças, este selo tem um valor de 2.000 xof. Os documentos que sejam para o estrangeiro (por exemplo bolsa de estudo, deverão também estar reconhecidos pela justiça, cujo valor é 300 xof)
Quando esta seja de mais de 21 dias – (incapacidade temporal, incapacidade definitiva ou reforma antecipada)
Quando o utente trabalhador tiver uma doença prologada que lhe impede continuar a realizar as suas funções por mais de 21 dias é importante que justifique a sua ausência no trabalho. A justificação de faltas ajuda ao trabalhador a garantir a sua vaga no trabalho, ter direito ao seu salário ou parte dele. Para que a justificação seja válida legalmente é preciso realizar alguns passos:
IMPORTANTE: O valor total a pagar é de 21.000 xof pelo processo completo. Todos os pagamentos são feitos no banco.
Pode descarregar o desdovrável sobre a Justificação de falta que se encontra na página web do gabinete do utente: Documentos - Documentos informativos GU